
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) homenageou, nesta quinta-feira (05), o fiscal agropecuário e engenheiro agrônomo Carlos Benjamim da Costa Martins, que se despede da instituição em razão de sua aposentadoria. Para marcar o momento, foi realizado um café da manhã especial na sala de reuniões da Diretoria-Geral.
Durante a homenagem, Carlos Benjamim recebeu das mãos do diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, uma carta e uma placa em reconhecimento aos 21 anos de relevantes serviços prestados ao Estado do Pará.

Ao prestar a homenagem, Jamir Macedo destacou a competência, a sabedoria e a dedicação do servidor ao longo de sua trajetória na Agência.
“O senhor Benjamim foi fundamental na construção da Agência de Defesa Agropecuária. Ele está conosco desde a criação da autarquia e participou ativamente de diversos setores, sempre ensinando e contribuindo com muitos colegas, graças à sua experiência e ao seu perfil colaborativo”, ressaltou o diretor-geral.

Carlos Benjamim ingressou na Adepará por meio de concurso público, em 2004. Ao longo de sua carreira na instituição, atuou tanto nas atividades finalísticas quanto na área administrativa. Antes disso, também ocupou cargos relevantes na esfera pública, como a direção da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater/PA).
“Foram 21 anos de serviço na Agência de Defesa Agropecuária, e 30 anos na EMATER. Espero que a Adepará continue nesse ritmo de crescimento, tanto na área animal quanto vegetal, prestando um excelente serviço à sociedade”, afirmou o servidor.

Nos últimos três anos, Carlos Benjamim esteve lotado na Corregedoria da Adepará, onde contribuiu para a consolidação de diversos projetos ao lado da gerente do setor, Maria Janile. Durante a homenagem, ela destacou a importância da parceria e agradeceu pelos ensinamentos recebidos.
“Ficamos muito felizes com a presença dele na Corregedoria, por toda a experiência que agregou à Adepará ao longo dos anos, colaborando na área técnica e atuando como nosso orientador nesses quase três anos de trabalho conjunto”, afirmou.

Outras homenagens
Na unidade da Adepará localizada no bairro da Cidade Velha, onde funciona a Corregedoria, Carlos Benjamim também foi homenageado pelos colegas de trabalho. Um café da manhã especial reuniu servidores de diversos setores que atuam no prédio, como Inteligência, Arquivo, Publicação e Gerência de Multas, além de colegas de outros municípios.
Entre os presentes estava o fiscal agropecuário estadual Josino Santos, gerente regional da Adepará em Paragominas, que destacou as qualidades pessoais e profissionais do homenageado.
“Carlos Benjamim é uma pessoa íntegra, educada e sempre prestativa. Sempre admirei a forma respeitosa com que tratava todos os servidores. Essa é a lembrança que fica, e sou muito grato pelo tempo em que trabalhamos juntos”, afirmou o médico-veterinário.

Lazer com a Família e Pescaria
Após as homenagens, Carlos Benjamim contou que pretende dedicar mais tempo à família, especialmente às netas, além de viajar com os familiares para Salinópolis e visitar o filho, que mora em Marabá. Entre os planos para a nova fase, ele também pretende aproveitar momentos de lazer, como a pescaria, atividade que aprecia.
