1. Introdução
O Programa Estadual de Sanidade dos Organismos Aquáticos - PESOA está atrelado à Gerência de Defesa Animal – GEDA e foi instituído através da Portaria nº 1018 de maio de 2018 – ADEPARÁ.
2. Objetivos
2.1. Objetivos Gerais:
· O Programa Estadual de Sanidade dos Organismos Aquáticos visa garantir a sanidade e a sustentabilidade dos cultivos de animais aquáticos para assegurar a prevenção, o controle e a erradicação de doenças nos sistemas aquícolas.
· Ofertar produtos da aquicultura aptos para o consumo humano a fim de assegurar a saúde pública.
· E, contribuir com o equilíbrio do meio ambiente, para o fortalecimento da saúde única “One Health”.
2.2. Objetivos específicos:
· Vigilância em propriedades de cultivos de peixes, crustáceos, répteis hidróbios, anfíbios e moluscos, consideradas de maior risco para introdução de doenças nos cultivos desses animais aquáticos.
· Contribuir com a execução de capacitações e treinamentos para o PESOA, tanto para o corpo técnico da ADEPARÁ.
3. Legislação
· Instrução Normativa Interministerial nº 32, de 16 de agosto de 2013: Estabelecer o regulamento sanitário para importação de materiais de origem animal e agentes de 8interesse veterinário destinados à pesquisa ou diagnóstico pelos laboratórios constitutivos da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pela Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Pesca e Aquicultura (RENAQUA) e por Instituições de pesquisa ou diagnóstico.
· Instrução Normativa nº 2, de 27 de setembro de 2018: disciplina a Análise de Risco de Importação - ARI de organismos aquáticos e seus derivados no território nacional.
· Instrução Normativa nº 4, de 4 de fevereiro de 2015: Instituir o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo - "Aquicultura com Sanidade" com a finalidade de promover a sustentabilidade dos sistemas de produção de animais aquáticos e a sanidade da matéria-prima obtida a partir dos cultivos nacionais.
Documentos para download:
· CADASTRO DE AQUICULTORES
· PESOA_FORMULÁRIO DE FICHA DE REGISTRO SANITÁRIO
· PESOA_FORMULÁRIO DE ORIGEM DE PESCADO_FOP
· PESOA_INSTRUTIVO DE PREENCHIMENTO_FOP
· PESOA_INSTRUTIVO DE PREENCHIMENTO_FORMULÁRIO DE CADASTRO
· PESOA_INSTRUTIVO DE PREENCHIMENTO_FRS
· PESOA_PESOA_ANEXO_VI_FORM_COM
· Manual para o Preenchimento do Formulário de Cadastro de Estabelecimento de Aquicultura
· Instrução Normativa nº 4, de 28 de fevereiro de 2019: atualiza a IN MPA nº 4, de 04 02 2015.
· Instrução Normativa nº 30, de 30 de dezembro de 2014: Institui o Programa Nacional de Monitoramento de Resistência a Antimicrobianos em Recursos Pesqueiros, e dá outras providências.
· Portaria nº 19, de 4 de fevereiro de 2015: Defini a esta Portaria, a lista de doenças de notificação obrigatória de animais aquáticos ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).
Documentos para download:
· Plano de investigação, prevenção e controle de infecção por ISKNV
Guia para a notificação ao Serviço Veterinário Oficial de doenças de animais aquáticos