ARQUIVO CENTRAL

ARQUIVO CENTRAL

Coordenador: CLÉCIO DE MORAES CORREA

Assis. Adm. Patrícia Reis Costa

E-mail: cadarquivo@adepara.pa.gov.br

 

Endereço:

Funcionamento: De segunda a sexta-feita (exceto feriados) 

Horário de funcionamento: Das 9h as 15h.

 

São atribuições do Arquivo Central: planejar e estruturar de forma sistêmica os serviços de arquivos em consonância com as legislações vigentes; Atualizar os Planos de Classificação de Documentos (PCD) e as Tabelas de Temporalidade e Destinação de Documentos (TTDD); Coordenar os processos de Eliminação de documentos de acordo com as legislações vigentes; Implementar diretrizes para o estabelecimento de políticas de gestão de documentos de acordo com a legislação em vigor; Desenvolver políticas que assegurem condições de conservação, preservação, proteção e acesso aos documentos na defesa de interesses do Órgão; Promover a integração das diferentes fases da Gestão Documental (Corrente, intermediária e permanente), atendendo às particularidades das unidades responsáveis pela produção e custódia de documentos; Preservar a memória institucional da ADEPARÁ, para servir como instrumento de apoio à administração, referência, informação, prova ou fonte de pesquisa histórica e científica; Implementar a racionalização das atividades arquivísticas, de forma a garantir a integridade do ciclo documental; Promover a integração, a modernização e a custódia dos arquivos físicos e digitais de guarda permanente da Agência; Fomentar estudos e pesquisas sobre custódia e preservação de documentos com a orientação do Arquivo Público do Estado do Pará; Promover intercâmbio e ações de cooperação técnica com instituições congêneres