Sobre acessibilidade

Áreas

 

PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA CULTURA DO ABACAXI

1 - Apresentação

A Abacaxicultura tem papel importante na economia do estado do Pará, uma vez que é produzida, na maioria das vezes, pela agricultura familiar, que resulta na geração de emprego e renda ao homem do campo. Com uma produção aproximada de 220 milhões de frutos/ ano, o Estado do Pará é o maior produtor de abacaxi no Brasil, sendo o município de Floresta do Araguaia o maior produtor, seguindo de Conceição do Araguaia, Salvaterra e outros 13 municípios produtores, na maioria, com agricultura familiar. A grande produção de abacaxi é voltada pra frutos “de mesa”, e exportada a outros estados da Federação, porém uma parte é industrializada na forma de suco e exportada para os EUA e Europa. Esta fábrica está localizada no município de Floresta do Araguaia, gerando dividendos ao município.

Diante da importância econômica do agronegócio para o Estado, já que Floresta do Araguaia produz suco para exportação e também pela demanda solicitada dos produtores rurais para prevenção e controle das pragas que atacam a cultura, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) executa ações de defesa sanitária, através do Programa fitossanitário da cultura do abacaxi. Dentre as ações desenvolvidas, está o levantamento fitossanitário de pragas na cultura do abacaxi nos municípios produtores. A Fusariose é a praga mais importante na abacaxicultura paraense, pois pode dizimar plantios inteiros em pouco tempo, não podendo ser comercializada suas mudas e o plantio deverá ser triturado para eliminação da praga. Além desta, há ocorrência da Broca-do-Fruto, Cochonilha e da Murcha associada à Cochonilha, porém com menor poder de infestação.

O programa Fitossanitário do Abacaxi, é de suma importância para o Estado, uma vez que os técnicos da Adepará estão à campo mensalmente para realizar inspeções fitossanitária para saber a real situação de ocorrência de pragas nos plantios de abacaxi, além de orientações aos produtores sobre a fitossanidade, agrotóxicos liberados para esta cultura, utilização de EPI’s, entre outras.

2 - Objetivo

As ações desenvolvidas pela Adepará com a cultura visam proteger o abacaxicultor da principal doença da cultura, a fusariose e manter a qualidade do fruto, tendo como conseqüência a manutenção do mercado consumidor conquistando e principalmente a obtenção de novos mercado.

3  - Ações desenvolvidas no Programa:

  • Inspeções fitossanitárias, para levantamento de ocorrência de pragas;
  • Mapeamento de pragas;
  • Cadastro de Propriedade/Produtor;
  • Orientação ao produtor quanto ao controle e prevenção de pragas;
  • Georeferenciamento das propriedades/plantios;
  • Capacitação de técnicos e produtores rurais sobre reconhecimento de pragas;
  • Métodos legislativos.

4 - Praga alvo:

  Fusariose (Fusarium guttiforme)

 

- LEGISLAÇÃO

5.1 - FEDERAL

   Propagação de abacaxizeiro; instrução normativa nº 43, de 17 de setembro de 2013

5.2 – ESTADUAL

EM ATUALIZAÇÃO

  • Formulário de Cadastro de Propriedade / Produtores

 

 

Responsável Técnica: Ana Thais de Leão

Contato: (91) 3210-1176/1192

 

9 - Documentos para Download:

Legislação Estadual

PORTARIA Nº 2293

BROCA DO FRUTO.

 

PORTARIA Nº 2294

FUSARIOSE.

PORTARIA Nº 2295

MURCHA ASSOCIADA À COCHONILHA.

Formulário de Cadastro

Cadastro Abacaxi

 

Localização

Estados Unidos
US