12/08/2020 - 14:30

 

Uma videoconferência foi realizada, na segunda-feira (10), entre as diretorias de Defesa e Inspeção Vegetal da Adepará e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA).

A diretora de Defesa e Inspeção Vegetal, Lucionila Pimentel, o gerente de Defesa Vegetal, Rafael Haber, e a gerente de Programa de Pragas de Importância Econômica, Maria Alice Thomaz, participaram da reunião, que tratou sobre a visita técnica que será realizada pelos servidores citados à Aged, na próxima semana.

Durante a videoconferência, a Aged contemplou pontos da Portaria que regula o trânsito de maquinários e implementos agrícolas, e o cotidiano de trabalho. Os procedimentos de fiscalização do fluxo de entrada dos equipamentos foram destacados, pois o trânsito de máquinas é intenso entre o Maranhão e o Pará, por serem vizinhos.

Outro assunto debatido foi o controle dos maquinários para a prevenção do Amaranthus palmeri nos dois estados. A planta exótica causa preocupação no meio rural, devido ao seu potencial de reduzir a produtividade das culturas da soja, milho e algodão em aproximadamente 80%.

Na visita ao Maranhão, os servidores da Adepará irão percorrer postos de fiscalização e trocar experiência com os técnicos da Aged sobre os programas fitossanitários desenvolvidos pelas instituições.

Veja Também